Professor é uma celebridade no Japão
Curiosidades sobre Professores no Japão
Embora seja apenas um boato a história de que os professores são os únicos profissionais que não precisam se curvar diante do Imperador, assim como relatou o site E-Farsas, não há dúvidas de que no Japão, os professores tem uma profissão muito admirada e respeitada.
Se curvar no Japão é a saudação mais comum no Japão e faz parte de sua cultura. O Imperador é uma autoridade extremamente respeitada pela nação e todos se curvam diante dele, independente da profissão que exercem.
Acredito que a imagem que circula na internet teve a intenção apenas de mostrar o quão importante é a profissão de um educador, que além de passar seus conhecimentos, tem também a grande e difícil missão de ajudar a formar o caráter dos jovens cidadãos. Infelizmente, em alguns países, incluindo o Brasil não é uma profissão tão valorizada quanto merece.
É fato de que a educação é a chave mestra para transformar uma nação. O Japão só se tornou uma potência porque investiu pesado nessa área. Até o Período Meiji, apenas os ricos tinham acesso às escolas e através de uma revolução educacional, todos passaram a ter acesso à educação.
A vida de um professor no Japão
Um Professor no Japão é chamado de sensei, que se traduz literalmente como “mestre”. Sabendo da importância desse profissional em relação ao futuro do país, já que este futuro depende das crianças, o governo japonês faz uma rígida seleção, escolhendo professores qualificados para essa função.
Ser professor requer muito estudo e amor à profissão. Para se tornar um professor no Japão, é necessário um certificado depois de se formar em algum dos muitos programas de formação de professores, que podem ser faculdades juniores ou universidades. O certificado de “nível avançado” está disponível para os candidatos a professores que possuem mestrado.
Depois de formados, os professores passam por rigorosas avaliações e apenas 30 a 40% conseguem trabalho em escolas públicas. Por esta razão, 98% das aulas no ensino secundário são ministrados por professores gabaritados e a maioria deles permanecem na profissão até chegar a aposentadoria.
Fonte :Silvia Kawanami Curiosidades do Japão
Comentários
Postar um comentário